****Inscreva-se, Curta, Comente e Compartilhe os Vídeos****

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... 
OBRIGADA POR TER VINDO AQUI!: NÃO VÁ EMBORA SEM ANTES DEIXAR SEU COMENTÁRIO! FICAREI MUITO FELIZ! VOLTE SEMPRE! BEIJINHOS!

Dicas para incentivar a Leitura Infantil.

Olá mamães e papais! Tudo bem por aí?
Entregue tudo à Deus e tenha força de vontade!
Hoje será um dia maravilhoso para todos nós!
É muito bom estar aqui com vocês para compartilhar mais uma dica. E essa dica nada mais é que uma dica daquilo que eu faço aqui em casa e que está dando bem certo a muito tempo.
Bem, como o título dessa postagem já diz, a dica de hoje é: "Dicas para incentivar a Leitura Infantil".

Como incentivar a Leitura Infantil Nosso Blog Diário http://dulcineiadesa.blogspot.com

Não basta querermos que nossos filhos gostem dos livros e se apaixone pela leitura. É preciso incentivá-los a prática da leitura.
Vem comigo então descobrir o que eu já fiz e o que eu faço para incentivar as minhas filhas...
Vou descrever abaixo as dicas como um passo a passo bem do jeito que eu fiz e faço:
  1. Eu comecei a ler livros para as minhas filhas ainda nas minhas gravidez. Eu lia contando histórias pra elas e acreditem os bebês recebem aquilo que passamos pra eles, mesmo que não entendam ainda.
  2. Para as crianças se apaixonarem pelos livros, elas precisam ter contato com eles desde cedo. Então os primeiros livros das minhas filhas foram os de bebês. Comprei aqueles livros de banho, livros de pano e livros de páginas grossas que o bebê não mastiga e nem rasga. E como todos eles são próprios para os bebês, eles não machucam mesmo que o bebê coloque-os na boca.
  3. Sempre deixo os livros bem a vista e ao alcance das minhas filhas. Assim, quando elas os vêem logo pega para ver. E mesmo quando ainda não estão na fase de ler, elas já se acostumam a gostar deles.
  4. Sempre dediquei um pouco do meu tempo para ler para as minhas filhas. Faço isso em um momento do dia ou na hora de dormir.
  5. Eu faço teatro com minhas filhas. Desse jeito: gosto muito de usar máscaras, fantasias, enfeites e/ou fantoches, isso prende a atenção delas à história e faz com a leitura se transforme em uma divertida viagem.
  6. Quem sabe tocar um instrumento musical, vale a pena usá-lo nesse momento como incentivo também.
  7. Eu escolho o livro de a cordo com a idade delas, ou eu falo que vou ler uma história pra cada uma(porque eu tenho três).
  8. Eu também as deixo escolher o livro que elas querem que eu leia para elas.
  9. Eu brinco com os livros. Assim, eu faço vozes diferentes para cada personagem da história, faço os barulhos e ruídos que descreve a história e também tento interpretar um poco da cena. Além disso eu as incentivo a fazerem o mesmo para se interagirem comigo e com a história do momento.
  10. Tem momentos da leitura em que eu as incentivo a criar um outro final para a histo´ria que acabamos de ler.
  11. Eu organizo os livros de um jeito em que eles fiquem bem atrativos e em um lugar em que fique bem aconchegante. Isso faz muita diferença!
  12. Deixo exposto os fantoches, as máscaras e a caixa de fantasias para que elas mesmas criem também suas próprias histórias.
  13. Tem momentos em que eu uso papel e giz de cera para fazer desenhos enquanto leio a história.
  14. Eu levo minhas filhas às livrarias e mostro para elas as seções de acordo com a idade delas. Daí eu as deixo escolher livros que elas querem comprar.
  15. Ter um Cantinho da Leitura no quarto das crianças é muito importante, mas as vezes gosto de levá-las para o terraço e contamos histórias dentro do pula-pula.
Antes eu arrumava os Livros Infantis em uma caixa organizadora e a colocava em uma prateleira baixa na estante do quarto delas. Deixava umas almofadas no chão próximas ao tapete e chamávamos de Cantinho dos Livros.
Veja na foto abaixo como ficava:
Prateleira de livros-Nosso Blog diário-http://dulcineiadesa.blogsppot.com

E essa semana que passou eu comprei um porta livros com três prateleiras de parede. Meu marido colocou os parafusos na parede, o pendurou e as meninas me ajudaram a arrumar os livros infantis nela.
Veja na foto abaixo como ficou muito melhor agora:
Porta livros Nosso Blog diário http://dulcineiadesa.blogsppot.com

Veja de pertinho como ficou a plaquinha desse cantinho:
Cantinho da Leitura Nosso Blog diário http://dulcineiadesa.blogsppot.com

Elas estão amando o novo Cantinho da Leitura!Cantinho da Leitura Nosso Blog diário http://dulcineiadesa.blogsppot.com

Cantinho da Leitura Nosso Blog diário http://dulcineiadesa.blogsppot.com

Nem preciso dizer como elas estão amando ainda mais livros, preciso? rs rs 
Cantinho da Leitura Nosso Blog diário http://dulcineiadesa.blogsppot.com

Ou na mesa ou no chão com as almofadas. O importante é curtir o Cantinho da Leitura!


Eu conto histórias para as minhas filhas dormirem:


Gostaram do post? Compartilhem então com seus amigos nas Redes Sociais!
Siga o Nosso Blog Diário nas Redes Sociais. É só clicar nos Gadgets na barra lateral do blog.
Beijinhos e até o próximo post!
Assinatura do Blog Nosso Blog Diário http://dulcineiadesa.blogspot.com
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Uma ótima semana a todos! No post de hoje tem Dicas de como incentivar a Leitura Infantil. E eu reuní 15 dicas nesse post de tudo que eu mesma já fiz e faço aqui em casa para incentivar a leitura para as minhas filhas. São dicas simples, mas que fazem a maior diferença na vida dos nossos filhos. Esse post é especial pra você papai, pra você mamãe e para todas as crianças também. Leiam e comentem nesse post! Tem mais alguma dica? Me conte aqui nos comentários também. Quero continuar aprendendo ainda mais com vocês! Eu tenho certeza de que você papai e mamãe vai gostar!

    ResponderExcluir
  2. Incentivar a leitura para as crianças desde pequeno é importante para elas começar a se interessar por livros, aqui em casa deixo os livros sobre a estante pra quando o Luiz quiser aí é só pegar, e é bom que os livros fiquem expostos pela sala, pra ele ficar sempre olhando para os livros, muito interessante as suas dicas, é um ótimo meio para começar a incentivar elas, Dulcinéia bjs.

    ResponderExcluir
  3. A leitura deve ser incentivada desde bebê é verdade, eu sempre fiz isso, lia para eles e depois que aprenderam a ler comprava livrinhos de leitura.
    Bom, o mais velho só lê aquilo que for do interesse dele ou quando é obrigado a ler.
    Já meu mais novo, hoje em diz anda lendo por conta própria, cada um a seu jeito lê um pouco, e isso me deixa muito feliz, porque a semente foi plantada.
    Tuas dicas são ótimas Dulcinéia!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  4. É verdade, temos que incentivar! Não basta só falar que é bom.
    Mostrar livros, ler para as crianças e explicar o quanto nos traz riqueza é necessário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei as Dicas, temos que incentivar Mostrar livros desde bebê..

    ResponderExcluir
  6. São ótimas dicas!! quando crescerem iram agradecer á nós, bjs.

    ResponderExcluir
  7. oi!
    A leitura é muito importante e devemos incentivar a Leitura Infantil. Sempre dou de presentes aos meus sobrinhos livros para incentiva-los. Parabéns pela dica :D é otima.
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Quando passamos para os livros não-ilustrados a resistência começou...
    mas estou revisando isso diariamente por aqui
    bjs
    Lele
    www.eueleeascriancas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Aqui sempre incentivamos a leitura. As meninas adoram ler e sempre pedem livros!
    Amam passear em livrarias!
    Adorei suas dicas, parabéns pelo texto!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  10. Que post maravilhoso!
    É exatamente isso.
    Os filhos precisam ser incentivados a ler!

    ResponderExcluir
  11. Realmente incentivar a leitura é muito importante, eu já pratico a leitura com os meus filhos. Gostei das suas dicas pois tive muitas ideias e vou por em prática. beijoss

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bom com você! Primeiramente desejar uma boa noite.. Parabénizar pelo post gostei bastante do assunto que aborda realmente temos que aprender com estar dicas pois a leitura e tem que ser estimular como fosse hábitos rotineiro belo post até mas

    ResponderExcluir
  13. Oi Dulcinéia, é sempre muito importante estimular a leitura, apresentar livos para as crianças, fazer dos livros um brinquedo e deixá-los ao alcance sempre.
    Adorei o seu post com todas as dicas.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  14. Dulci adorei as dicas, e o cantinho ficou lindo, aqui tbm incentivo desde cedo o Gui e ele tem mais livros do que eu rsrs

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a) a FamíliaNossoBlogDiário!
Fique a vontade para comentar!
Seu comentário é muito importante pra nós!
Vamos ler com muito carinho!
Deixe o link do seu blog. Vamos amar retribuir a sua visita!

Acompanhe via email

Digite seu endereço de Email:

Delivered by FeedBurner

Publicações na Fan Page do blog

Vídeo da Festa de Aniversário da Isabela. Tema Sou Luna. Completo com todas as fotos. Lindos momentos ao lado de pessoas especiais! Obrigado a todos que vieram pelo carinho!

Publicado por Família Nosso Blog Diário em Terça-feira, 25 de setembro de 2018